Dor Orofacial ou de ATM.

Má oclusão é responsável por 60% das dores de cabeça nas pessoas

A má Oclusão – “mordida errada” – pode trazer inúmeras conseqüências para a vida das pessoas. Além de alteração da função mastigatória e, conseqüentemente, de todo o sistema digestivo, o mau posicionamento de dentes nas bases ósseas e diferença de desenvolvimento dos maxilares, como crescimentos alternados para maior ou menor tamanho, pode prejudicar a estética facial, o emocional do paciente e é considerada a origem de 60% das dores de cabeça e dores orofaciais.

O indicado é que a prevenção para a má oclusão se inicie ainda na primeira idade, com o acompanhamento de um odontopediatra ou clínico, que além de orientar sobre higiene bucal e prevenção de cáries, também irá acompanhar o desenvolvimento da mastigação.

Assim, se houver problema de má oclusão, a criança poderá ser direcionada para uma equipe multidisciplinar, envolvendo especialistas na área de ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, cirurgiões plásticos e/ou cirurgiões bucomaxilofaciais.

No caso de adultos, o tratamento se dá através correção ordodôntica e em casos esqueleticos, o tratamento é feito em conjunto com Cirurgião bucomaxilofacial.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square